Vida Plena com Saude

Receitas de risoto fáceis e deliciosas que você precisa aprender

O risoto é um prato típico italiano. Seu preparo consiste em fritar cebolas e arroz na manteiga, cozinhando com um caldo de carne ou de legumes, até que o arroz fique cozido al dente, solte o amido e não absorva mais o líquido. Para que fique com uma textura cremosa, é preciso mexer constantemente o arroz, para que o amido seja liberado dos grãos.

Esse é um prato muito versátil, pois pode ser preparado com diversos ingredientes e também pode ser servido como entrada, acompanhamento ou até mesmo prato principal. Confira uma lista de 62 receitas de risotos para agradar a diversos paladares.

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Risotos de carnes bovinas

O risoto de carne seca é uma ótima opção para quem quer fazer o prato. Aprenda o seu preparo de forma simples com esta receita.

Aqui, o brócolis entra para ajudar a incrementar o risoto de carne seca. Pode apostar que o legume dá o toque final no prato.

A costela é uma das carnes mais saborosas e uma das favoritas dos brasileiros. Junte a peça com a cremosidade do risoto, pedacinhos de bacon fritinhos e você tem uma receita perfeita em forma de risoto.

Nessa versão de risoto, os ingredientes principais ficam por conta do filé mignon, da pupunha e do tomate-cereja. Uma combinação de dar água na boca.

A mistura de parmesão e do filé migon deixam esse risoto com um sabor bem marcante. Para acompanhar, uma salada verde cai muito bem.

Para acompanhar esses dois ingredientes que fazem uma ótima combinação, é usado o arroz arbóreo. Além de saboroso, essa receita de risoto fica com uma boa aparência no prato.

Uma combinação perfeita que resulta em um sabor que irá te surpreender. Não deixe de experimentar essa receita!

A combinação de carne com cogumelos dessa receita fica deliciosa. Além disso, tomilho, louro e parmesão incrementam o sabor do risoto, que também leva arroz arbóreo, cebola, alho, aipo e vinhos branco e tinto.

Esse risoto é bem cremoso e a carne fica bem suculenta. Como a carne usada é a costela, seu preparo é um pouco mais demorado, mas o resultado é um prato delicioso que compensa a espera.

Um risoto mais prático que mistura dois sabores clássicos: a carne moída e o alho-poró.

Que tal preparar um risoto com a carne seca e incrementá-lo com o queijo coalho? Aqui você vai aprender o passo a passo desse prato delicioso.

O diferencial dessa receita é o uso do vinho tinto ao invés do vinho branco. O resultado é um sabor incrível!

Risotos de carnes suínas

Essa receita é perfeita para aquele dia que você não está disposta a preparar aquela refeição requintada, mas não quer deixar de lado um prato saboroso. A sugestão é deixar dourar bem a linguiça, para que não fique com aspecto de crua.

Para quem gosta do sabor marcante da calabresa, essa opção é uma boa pedida. A dica mais importante é preparar um bom caldo, com o sabor de sua preferência.

Uma das versões mais amadas é o risoto de bacon. Essa opção é simples e prática para você preparar sem medo.

Aqui o limão siciliano entra em cena para dar um sabor a mais no prato. Além do bacon e do limão, o caldo de frango é utilizado para cozinhar o arroz.

A combinação de alho-poró com bacon fica muito saborosa, e em um risoto não podia ser diferente.

Já pensou em preparar um risoto na panela de pressão? Nesta versão, além do preparo simplificado pela pressão, a calabresa ajuda a dar o sabor no prato.

Além de pedaços de presunto parma, essa receita também leva queijo parmesão e queijo gouda. O resultado é um risoto supercremoso e cheio de sabor.

Nessa versão, para incrementar o risoto de presunto parma, o aspargo ajuda a compor o prato.

Por que não unir o bacon e a calabresa no risoto? Nessa versão supersaborosa, os dois ingredientes se combinam para incrementar esse prato.

Nessa versão de risoto, a calabresa é combinada com o palmito, trazendo um sabor irresistível para o prato.

Já nessa opção, o alho-poró entra em cena para dar o toque a mais com a calabresa.

Com o preparo mais simples, o diferencial dessa receita fica por conta da linguiça Blumenau.

Risotos de aves

Que tal preparar um risoto de frango bem cremoso? Nesta receita, além da cremosidade do arroz, o prato é temperado com as pápricas para dar o tique final.

Para deixar o prato com um gostinho especial, este risoto de frango, além dos ingredientes comuns, inclui o gengibre ralado para dar aquele toque a mais no prato.

Neste risoto o açafrão é adicionado no preparo do frango, trazendo mais sabor e uma corzinha também.

Aqui, o arroz utilizado é o arbório, e a receita também leva peito de peru em cubos, requeijão, queijo ralado, salsinha, alho, cebola e vinho branco. A combinação de sabores é irresistível.

A ervilha é adicionada com o frango nesse risoto, e o resultado é muito saboroso. Não deixe de conferir!

Se você busca uma receita leve e saborosa, essa é uma ótima opção para testar. Para incrementar o risoto de frango, o espinafre é acrescentado no preparo do prato.

Essa é uma receita de risoto que foge bastante do convencional. Aqui, o peito de peru é o ingrediente principal que dá o gosto no prato.

Incremente o seu risoto de frango com cenoura ralada para dar um toque a mais no prato.

O frango com alho-poró é uma combinação perfeita para colocar no risoto. Aprenda o passo a passo dessa receita saborosa.

Um risoto de frango cremoso é esta versão, que além do parmesão – ingrediente presente na maioria dos preparos – tem o acréscimo do gorgonzola para dar mais sabor e cremosidade.

Que tal juntar o frango com a abóbora para um risoto delicioso? Aqui, além do preparo do frango, você aprender a fazer um creme de abóbora delicioso que vai com o risoto.

E se você está procurando por uma receita de um risoto mais saudável, não deixe de conferir esta aqui. O arroz usado é o integral, deixando o prato mais leve.

Risoto com peixes e frutos do mar

Um dos risotos mais saborosos é o de camarão. O crustáceo tem o seu preparo feito a parte e entra no final da receita para dar o toque final.

Com apenas uma panela é possível preparar esse saboroso risoto. Uma dica importante é que o caldo feito em casa deixa o risoto muito mais gostoso, do que se fosse feito com um caldo pronto.

Esse é um risoto que mescla a cremosidade do prato com o sabor marcante do bacalhau. O resultado é um prato delicioso e sofisticado.

Com um preparo diferenciado, aqui o camarão é flambado no conhaque trazendo um sabor incrível para o prato.

Para um risoto mais econômico, o peixe cação é o ingrediente escolhido para o preparo dessa versão. Escolha essa opção e tenha um prato muito saboroso.

Aqui, você aprende a preparar um risoto bem rápido que leva frutos-do-mar e queijo parmesão. Para temperar, a dica é utilizar ingredientes como pimenta seca, salsinha e pimenta-do-reino.

A mistura de camarão com molho de tomate dessa receita fica deliciosa. Para o toque final, a autora utiliza manteiga, queijo parmesão e raspas de limão-siciliano. O resultado é um prato apetitoso e bem equilibrado.

Para dar um sabor todo especial à receita, além dos camarões e do leite de coco, o prato também leva queijo parmesão. O risoto fica leve e bem saboroso.

A combinação de ingredientes usados no preparo desse prato o tornam marcante. Salmão com queijo mascarpone é uma mistura que combina muito bem, e ainda temos o limão siciliano, para finalizar a combinação de sabores dessa receita.

Esse risoto tem um sabor diferente, devido ao uso da abobrinha. Os dois ingredientes juntos, criam um sabor surpreendente que deixa o prato com um sabor único.

Para um prato mais sofisticado, por que não fazer um risoto de lula? E para deixar a receita mais saborosa, o palmito e um mix de vegetais são adicionados no preparo.

Lula e camarão fazem uma boa combinação juntos. A lula tem um sabor suave, já o camarão tem um sabor um pouco mais marcante.

Risotos vegetarianos

Essa é uma receita bem clássica de risoto, com um gosto marcante e muito saboroso. Além de ser um prato muito gostoso, é muito simples de se preparar. Vale a pena experimentar.

O cogumelo Paris é uma ótima opção de ingrediente para se usar no preparo de um risoto. Com apenas alguns minutos, você consegue deixá-lo pronto e preparar seu prato.

Essa é uma receita bem leve, já que o arroz é substituído por quinoa em grãos e o queijo usado é o brie. Ótima opção para quem quer saborear um risoto mais saudável.

Esse risoto tem um sabor muito intenso devido aos ingredientes utilizados. O shitake e o brie possuem sabores marcantes e a noz-moscada é adicionada para dar um toque a mais.

Para quem procura pratos mais saudáveis, é importante substituir alguns ingredientes. Nesse caso, o arroz para risoto foi substituído pelo integral, e o queijo parmesão e a manteiga foram deixados de lado, dando espaço ao cream cheese light

Nesse risoto, os aspargos, o queijo e o alho-poró deixam o prato muito atrativo. Para incrementar o sabor, a receita também leva queijo brie.

Esse é um risoto para quem gosta de sabores mais marcantes, devido ao uso do queijo gorgonzola. A abóbora deixa o prato bem laranjado. Além de ter uma cor muito atraente, o sabor fica incrível.

Com ingredientes básicos, esse é um risoto que mostra que simplicidade pode ser sinônimo de um prato atraente e saboroso. Outro ingrediente que dá um sabor especial à receita é o alecrim.

Essa receita não usa manteiga, pois é preparada sem nenhum ingrediente de origem animal. O risoto leva também quinoa e amaranto.

Essa é uma receita que tem um sabor supersuave e fica com uma cremosidade incrível. A mistura de tomate com o pimentão pode surpreender seu paladar.

Para simplificar o seu risoto, essa opção é perfeita! De preparo fácil, esse prato é ideal para quem ama o alho-poró e quer uma versão vegetariana.

Mais uma versão fácil para você preparar. Essa opção é feita com abobrinha e o requeijão entra para deixar o risoto mais saboroso e cremoso.

Se você gosta de palmito, não deixe de conferir esta opção de risoto. Aqui o vegetal é o principal ingrediente do preparo.

E para finalizar esta lista, esta opção é um risoto bem diferenciado. O principal ingrediente deste preparo é a beterraba. Além do sabor marcante, o risoto fica com um visual incrível.

Depois de um risoto, nada melhor do que um docinho para acompanhar

Fonte: receitaria.com.br

Comentários estão fechados.