Angina instável é sinal para risco de ataque cardíaco; entenda
3 minutos para ler
Para facilitar a compreensão desta condição, vale a pena observar que o termo angina pode aparecer de três formas diferentes. Sozinho, ele denomina genericamente a dor provocada por um quadro de isquemia miocárdica, que é a irrigação insuficiente do músculo cardíaco provocada pelo entupimento da artéria.
Pode-se falar também em angina instável em referência à dor cardíaca que surge de repente e não desaparece com o repouso, ou uma dor que vem em piora do padrão habitual, podendo ser um sinal de infarto agudo do miocárdio.
O termo angina instável é usado em oposição a outro tipo de angina, a angina estável, que é a dor que ocorre em situações de esforço, mas que desaparece com o repouso.
Angina instável
- O desconforto ou a dor no peito não cessam com o repouso;
- Surge subitamente, mesmo quando a pessoa está em repouso;
- Trata-se de uma condição que exige cuidados, já que geralmente antecede um infarto.
Angina estável
- Desaparece com o repouso;
- É a forma mais comum de angina;
- Também pode ser desencadeada por perturbações emocionais, exposição a baixas temperaturas, refeições pesadas e tabagismo.
Infarto agudo do miocárdio
O infarto agudo do miocárdio é a principal causa de morte no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, com 10% das internações no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo mais prevalente em pacientes com idade superior a 50 anos, em que representou 25% das internações.
O que sente a pessoa com angina?
O desconforto da angina é geralmente descrito como pressão, aperto ou peso no tórax, podendo irradiar para as áreas próximas e para os braços, especialmente o esquerdo.
O tempo de duração da angina estável geralmente é de menos de 10 minutos. Se a angina se prolongar por 10 minutos ou mais, pode ser um indicador de que a pessoa tem uma condição cardíaca mais grave, como um infarto.
Atividade física
Uma importante característica da angina é a sua relação com o esforço físico. Os sintomas aparecem ou se intensificam como reação ao esforço.
A pessoa que convive com o estreitamento das artérias por causa de placas de gordura pode ter episódios de angina quando faz alguma atividade que aumenta o fluxo do sangue, como subir escadas ou a prática de esportes.
Qual o tratamento para anginas estável e instável?
O tratamento da angina é feito com mudanças no estilo de vida e uso de medicamentos prescritos pelo cardiologista. Uma pessoa com angina pode ter uma vida praticamente normal, podendo realizar a maioria das atividades do dia a dia.
Sobre mudança no estilo de vida, o NHS, serviço de saúde britânico, recomenda: dieta balanceada, eliminar consumo de álcool, controlar o peso e fazer exercícios físicos leves regularmente.
Revisão técnica: João Roberto Resende Fernandes, médico do pronto atendimento e corpo clínico, preceptor da residência em Clínica Médica do Hospital Israelita Albert Einstein.
Comentários estão fechados.