Vida Plena com Saude

A Batalha entre o Ego e a Alma: O Bhagavad Gita…

Uma entrevista com Irmão Brahmananda, monge da Ordem da Self-Realization Fellowship, fundada por Paramahansa Yogananda

A Self-Realization Fellowship (SRF), organização sem fins lucrativos fundada em 1920 por Paramahansa Yogananda, que é amplamente considerado o pai da Yoga no Ocidente, está lançando, em português, o primeiro livro da edição em dois volumes de Deus Fala com Arjuna: O Bhagavad Gita, monumental tradução e comentário de Yogananda da venerada escritura da Índia. Ao explorar as profundidades psicológicas, espirituais e metafísicas do Gita, Yogananda apresenta uma crônica abrangente da jornada da alma para a iluminação e um roteiro profundo e motivador para a vida diária.

A obra, publicada pela primeira vez em inglês em 2001, é um marco na missão de Yogananda de revelar a harmonia fundamental entre a Yoga original e o Cristianismo original. Paramahansa Yogananda, mais conhecido por sua Autobiografia de um Iogue, best-seller permanente desde sua primeira publicação em 1946, trouxe a milhões de pessoas a espiritualidade do Oriente e a sagrada tradição da meditação iogue.

Apresentamos a seguir uma entrevista com Irmão Brahmananda, monge de longa data da Ordem da Self-Realization Fellowship, que fala de sua própria jornada espiritual e compartilha suas percepções sobre o comentário de Yogananda ao Gita. (Deus Fala com Arjuna: O Bhagavad Gita. Self-Realization Fellowship, Los Angeles, Califórnia. Excertos reproduzidos mediante permissão.

Qual é a importância da vida e da obra de Paramahansa Yogananda para as pessoas de hoje?

Paramahansaji é tanto um guru universal quanto um guru pessoal. Seus ensinamentos mostram à humanidade tanto a necessidade de a pessoa experimentar sua unidade com Deus quanto os meios pelos quais isto pode ser alcançado. Neste mundo confuso e de aparente ausência de significado, Paramahansaji oferece uma visão extremamente positiva sobre o propósito da vida. Ele oferece métodos para experimentarmos a realidade de Deus – um Deus de amor, um Deus de alegria –, uma visão e uma prática livres de dogmas e alinhadas com as maiores descobertas científicas.

Para aqueles que levam a sério o caminho espiritual, Yogananda oferece um caminho de discipulado sob uma linhagem de mestres Autorrealizados – os Gurus da SRF, os quais ele descreve em seu livro Autobiografia de um Iogue. Ele promete que se alguém seguir este caminho com total comprometimento e devoção, poderá encontrar Deus nesta vida, particularmente pela prática da Kriya Yoga. Yogananda nos diz que a ciência da yoga nos leva até a porta de Deus e o nosso amor nos faz entrar por essa porta. Assim, o caminho de Kriya Yoga não é uma ciência árida; é uma abordagem racional que também requer devoção.

Qual é o significado por trás da grande batalha descrita no Bhagavad Gita?

O Bhagavad Gita é uma alegoria espiritual a respeito da batalha entre a alma e o ego, inserida no contexto de um acontecimento histórico: a guerra de Kurukshetra. O significado literal do título é “Cântico do Espírito”. Ele narra o diálogo entre o grande guerreiro Arjuna e o Senhor Krishna, que está atuando como seu cocheiro; eles são colocados entre os dois exércitos oponentes. Em seu comentário ao Gita, Deus Fala com Arjuna, Paramahansa Yogananda escreveu o seguinte:

“As palavras do Senhor Krishna para Arjuna no Bhagavad Gita são, ao mesmo tempo, uma escritura profunda da ciência da yoga, união com Deus, e um livro de ensino para a vida diária. Com Arjuna o estudante é levado, passo a passo, da consciência mortal de dúvida espiritual e pusilanimidade até à sintonia divina e à determinação interior. (…) A essência sublime do Bhagavad Gita é que a ação correta, a ausência de apego ao mundo e aos prazeres dos sentidos e a união com Deus pela yoga suprema da meditação de pranayama, aprendida de um guru iluminado, constituem a estrada real para alcançar Deus.

“A técnica de Kriya Yoga, ensinada por Krishna a Arjuna e referida no versículo 29 do Capítulo IV e nos versículos 27-28 do Capítulo V, é a suprema ciência espiritual da meditação iogue.”

Como podem as pessoas manter o equilíbrio num mundo em constante transformação?

Se a pessoa pensa que ela é um corpo físico e nada mais – condenada a morrer –, fica muito difícil ser positiva e equilibrada. Mas o ser humano não é o corpo físico; ele apenas veste um. Na verdade, ele é a alma imortal e bem-aventurada. Conhecer isto intelectualmente é muito útil. Mas conhecer isto no corpo, na mente e na alma – quer dizer, experimentar isto, é profundamente mais estabilizador.

Como vamos experimentar isto? Em primeiro lugar, pela meditação, na qual começamos a sentir profundamente a paz e a subjacente alegria, que são aspectos característicos da alma imortal. Em seguida, depois de senti-las na meditação, Paramahansaji nos estimula a levar essa paz e alegria para a nossa vida de atividade. É claro que para ter paz e alegria também é essencial viver corretamente. Seria impossível ter equilíbrio interior se a pessoa escolhe levar uma vida totalmente egocêntrica e egoísta. Os ensinamentos de Paramahansa Yogananda incluem um grande material sobre como viver de acordo com os princípios espirituais universais.

Neste caminho da Self-Realization Fellowship, temos a oportunidade, por meio de nossos esforços espirituais e, especialmente, da prática de Kriya Yoga, para descobrir e experimentar quem nós verdadeiramente somos.

Fonte: portalmeditar.com.br

Comentários estão fechados.