Hematoma subdural: causas, sintomas e como tratar  | Vida Saudável
3 minutos para ler
Um hematoma subdural é uma condição de saúde na qual o sangue acumula na região entre o crânio e a superfície cerebral após a ruptura de um vaso sanguíneo. Em 25% dos casos, o hematoma subdural é causado por um trauma na cabeça.
O sangue acumulado ocupa um espaço denominado subdural por estar localizado abaixo da dura-máter, que é a meninge mais externa que envolve o cérebro.
Quais são as causas do hematoma subdural?
Um hematoma subdural pode surgir após algum tipo de lesão grave na cabeça. Ou seja, pode ser causada por um acidente de carro, por uma queda ou por uma agressão violenta.
Em alguns casos, pequenas protuberâncias congênitas na região da cabeça podem tornar o hematoma mais comum. Fatores de risco como o uso de medicamentos anticoagulantes e que afinam o sangue, ou histórico de consumo abusivo de álcool, que pode estreitar os vasos sanguíneos, também são causas da condição.
Idosos estão no grupo de risco, uma vez que o cérebro humano tende a diminuir após os 60 anos de idade, aumentando o espaço subdural e tornando-o mais propício a hematomas caso seja atingido por algum tipo de lesão.
Quais são os sintomas do hematoma subdural?
Os sintomas podem ser agudos, ou seja, acontecerem logo após o traumatismo, ou crônicos, que ocorrerem de vez em quando, depois de dias ou mesmo semanas da lesão existente.
Os principais sinais costumam incluir uma dor de cabeça latejante, que fica cada vez mais incômoda com o passar dos dias, além de sensação de fraqueza muscular, fadiga, confusão mental e personalidade agressiva.
O paciente com hematoma subdural pode ainda sentir uma sonolência repentina, perder temporariamente a consciência, ter enjoos e vômitos, convulsões, dificuldade para falar e paralisia nos membros.
Como funciona o diagnóstico do hematoma subdural?
O diagnóstico é feito por meio de exames clínicos neurológicos. Caso haja a suspeita do hematoma subdural, ele pode solicitar uma tomografia computadorizada ou uma ressonância magnética para identificar problemas na região cerebral.
Como tratar o hematoma subdural?
Os hematomas maiores podem ser tratados com uma cirurgia de descompressão, na qual o cirurgião introduz um dreno na área subdural para drenar o sangue acumulado. Além disso, pacientes podem precisar de repouso contínuo com medicamentos e ficar em observação.
Hematomas pequenos reabsorvem espontaneamente com o passar do tempo, então sempre é importante conferir com o profissional de saúde se a cirurgia é realmente necessária.
Revisão Técnica: Sabrina Bernardez Pereira, médica Economia da Saúde Hospital Israelita Albert Einstein, especialista em Cardiologia pela SBC/AMB, doutorado em Ciências Cardiovasculares UFF (Universidade Federal Fluminense).
Comentários estão fechados.