lesão é mais comum em idosos e cresce lentamente
3 minutos para ler
A queratose seborreica (também conhecida como ceratose ou verruga seborreica) é uma lesão benigna da pele com aparência semelhante a uma verruga, apresentando forma arredondada ou oval e coloração que pode variar desde rosa-claro até um marrom muito escuro.
Ela ocorre principalmente em pessoas idosas e tem um crescimento lento. É comum que apareçam várias lesões, especialmente na cabeça e no tronco, embora também possam ocorrer nos membros e no rosto. A causa da queratose seborreica ainda é desconhecida.
Como eliminar a queratose seborreica?
Por serem benignas, as queratoses seborreicas não representam risco à saúde. A remoção é classificada pelo Ministério da Saúde como questão estética, para melhorar a aparência da pele.
No entanto, a remoção da queratose seborreica é realizada pelo médico no consultório, com o uso de anestesia local. Os dermatologistas podem proceder à retirada da lesão através de diferentes métodos, tais como crioterapia (utilização de nitrogênio líquido), cauterização química (aplicação de substância ácida) ou eletroterapia (utilização de corrente elétrica).
Diagnóstico
Como outras patologias da pele têm aparência semelhante à da queratose seborreica, é importante procurar um médico especialista que poderá fazer um diagnóstico seguro. A literatura médica registra que, no exame clínico, o profissional de saúde busca descartar a possibilidade de que se trate de outro tipo de queratose ou de uma patologia de pele que exija tratamento.
Queratose seborreica e melanoma
O melanoma é o tipo de câncer de pele mais agressivo. Sua aparência se confunde com a da queratose seborreica. Os dermatologistas e oncologistas usam recursos com fluorescência para fazer a distinção entre os dois tipos de lesão.
Sinal de Leser-Trélat
Segundo a Academia Americana de Dermatologia, o sinal de Leser-Trélat se caracteriza pelo surgimento súbito de múltiplas queratoses seborreicas que aumentam rapidamente em quantidade e tamanho.
O sinal de Leser-Trélat tem sido associado a tumores malignos, podendo representar o primeiro sinal do tumor primário ou de metástase, ou ainda manifestar-se após o tratamento. Em tais casos, as lesões do tipo queratose seborreica são inofensivas.
Além disso, há a dermatose papulosa nigra, uma variante da queratose seborreica que ocorre com maior frequência em pessoas negras e se localiza principalmente na face.
Revisão técnica: João Roberto Resende Fernandes, médico do pronto atendimento e corpo clínico, preceptor da residência em Clínica Médica do Hospital Israelita Albert Einstein.
Comentários estão fechados.