Vida Plena com Saude

Meditação e Arte


Enquanto as classes de arte “regulares” são o principal (se não apenas) o produto final (seja uma pintura, escultura, composição ou dança), as aulas de Arte Meditativa colocam o estado interno do artista como o foco principal. O processo de criação também recebe importância, e o criador é tanto um artista quanto uma testemunha, observando atentamente o processo conforme ele ocorre.

“Por que eu crio?” E “para quê” são perguntas importantes que qualquer um que crie deve perguntar a si mesmo. Para aqueles que praticam Arte Meditativa, essas questões são apenas um ponto de partida para a busca de significado. Profundamente inquirindo “de onde vem uma criação?” E “quem está criando?” Pode levar alguém a um estado meditativo a partir do qual a arte real pode ser alcançada.

Deixando de lado antigas expectativas e condicionamentos, bem como afrouxando os apegos à sua criatividade pessoal, é uma parte essencial da preparação necessária para criar a partir de um estado de espírito meditativo. Somente quando somos livres para criar ou deixar a criação fluir através de nós, podemos realmente ser “verdadeiros” em nossa arte. Nesse sentido, a Arte Meditativa pode ser vista como parte de um caminho espiritual e também como resultado final.

Arte Meditativa é uma prática espiritual, não é Arte terapia

Arte terapia é definida pela Associação Britânica de Arte terapeutas como “uma forma de psicoterapia que usa a mídia artística como seu principal modo de comunicação”. Como todas as terapias, a arte terapia aspira a ajudar. Os pacientes se expressam com o uso de diferentes formas de artes para liberar e resolver dificuldades emocionais e curar feridas antigas.

Outros termos que podem ser confundidos com Arte Meditativa são termos contemporâneos como “Arte Intuitiva” e “Arte Primeva”. Estes objetivos permitem criar sem estar limitado à concepção social, mas não tem conexão com a espiritualidade. A Arte Meditativa, por outro lado, traz a pessoa ao momento presente, torna-a consciente e atenta, pacífica e quieta, conectando uma a si mesma, a seu “eu superior” ou a um poder superior.

Apenas algumas palavras sobre materiais

Arte Meditativa pode ser aplicada naturalmente com o uso de materiais naturais; isso não é obrigatório, mas a conexão não é apenas tradicional, mas também faz sentido. Ao brincar com materiais como terra, madeira e outros materiais naturais, podemos nos conectar com os elementos básicos e suas qualidades. Aprendendo com a sabedoria deles e conectando-os através da fonte.

Aprendendo Arte Meditativa

Arte Meditativa sempre foi parte integrante da busca espiritual. Isso pode ser visto se olhamos para o leste ou para o oeste. Enquanto muitas das artes antigas e sua sabedoria estão tristemente desaparecendo do nosso mundo, a essência que está abaixo deles nunca pode morrer. A Escola de Arte Meditativa foi criada para ajudar a trazer essa essência para a criatividade de hoje. Fazemos isso através de nossos livros e retiros de arte meditativa que acontecem em locais especialmente inspiradores em todo o mundo.

Em todos os programas, buscamos ensinar a teoria e prática da Arte Meditativa, juntamente com a prática diária de yoga e meditação. Nós enfatizamos a exploração de uma ampla gama de materiais naturais e observamos a maneira como os materiais nos afetam.

Prática Eterna

Arte Meditativa sempre foi parte integrante da busca espiritual. Isso pode ser visto se olhamos para o leste ou para o oeste. Enquanto muitas das artes antigas e sua sabedoria estão tristemente desaparecendo do nosso mundo, a essência que está abaixo deles nunca pode morrer.

Nós podemos aprender a se conectar e se entregar a ele a fonte de criatividade, podemos aprender a fazê-lo com a intenção, prática e orientação. Esta essência essencial, esta verdade, amor puro e beleza divina é real e eterna.

O post Meditação e Arte apareceu primeiro em Portal Meditar.



Fonte: portalmeditar.com.br

Comentários estão fechados.