Vida Plena com Saude

o que é, causas, sintomas e como tratar

4

- Advertisement -


- Advertisement -

3 minutos para ler

A osteomielite é um tipo de infecção que acomete os ossos, causada por bactérias ou fungos. Ela pode surgir por meio da corrente sanguínea, por lesões ósseas ou se infiltrando em tecidos ao redor do esqueleto humano.  

Seu processo inflamatório pode ser agudo, ou seja, com duração de poucas semanas, ou crônico, podendo se estender por meses e até mesmo anos, dependendo da gravidade. A condição é mais comum em fumantes e diabéticos.  

Quais são as causas da osteomielite?

Existem diversas causas para a osteomielite, mas as mais comuns costumam incluir fraturas ósseas, ferimentos e cirurgias, que acabam expondo os ossos a microrganismos infecciosos. Ela também acomete pacientes com o sistema imunológico enfraquecido por causa de quimioterapia ou doenças preexistentes, tornando a inflamação mais fácil de ocorrer.   

Vale ressaltar que qualquer pessoa está propensa a desenvolver um quadro de osteomielite, porém, existem fatores que elevam o seu risco.  

Os principais incluem hábitos evitáveis, como o tabagismo, e problemas crônicos como o diabetes mellitus e a insuficiência renal, pois aumentam as inflamações internas do organismo, que tornam os ossos e tecidos mais propensos a terem dificuldade de combater os microrganismos infecciosos.  

O diabetes, por exemplo, provoca uma maior dificuldade de cicatrização — e, quando a pessoa está se recuperando de uma fratura, é preciso maior tempo de repouso, o que deixa o tecido mais exposto a uma eventual infecção.  

Quais são os sintomas da osteomielite?

Os principais sintomas da osteomielite são dores, febre, inchaço na região afetada, ondas de calor repentinas e vermelhidão local. Além disso, o paciente pode se sentir cansado e fadigado com mais frequência.  

Porém, há casos em que a osteomielite não causa sintomas aparentes ou, muitas vezes, são confundidos com outros problemas de saúde, especialmente em pacientes idosos ou em recém-nascidos.   

Por esse motivo, o diagnóstico médico é essencial, sendo feito por meio de exames clínicos e laboratoriais, incluindo até mesmo uma biópsia para identificar o tipo de infecção existente.  

Como tratar a osteomielite?

A osteomielite pode ser tratada com auxílio de antibióticos intravenosos prescritos por um profissional de saúde. O processo dura de quatro a seis semanas. Quanto antes ela for identificada, maiores são as chances de a infecção ser erradicada.  

Para sintomas como dores e febre, o uso de medicamentos analgésicos e antitérmicos pode ser indicado. Para inflamações em ossos locais, como no braço ou na perna, pode ser preciso utilizar uma tala para evitar que o paciente movimente o membro sem perceber.  

Em casos em que a infecção passa a acumular pus e gera um abscesso, é necessário optar por uma cirurgia para drenar o líquido inflamado e, em algumas situações, remover parte do osso afetado.  

Além disso, é possível prevenir a osteomielite no dia a dia. Cessar o hábito de fumar e manter o diabetes sob controle são atitudes que podem ajudar. 


Revisão Técnica:  Sabrina Bernardez Pereira, Médica da Economia da Saúde do Hospital Israelita Albert Einstein, especialista em Cardiologia pela SBC/AMB com doutorado em Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal Fluminense   



Font

- Advertisement -

Comentários estão fechados.