o que é e como tratar? |
3 minutos para ler
O tímpano perfurado acontece quando a membrana que protege a orelha é rompida. Geralmente, o ouvido se recupera sozinho, mas, quando esta membrana não se regenera sozinha, pode ser necessário uso de medicação ou procedimento cirúrgico.
O que significa ter o tímpano perfurado?
O tímpano é uma membrana muito fina que separa a orelha interna, a média e a externa, protegendo-as de agressões do ambiente externo. No entanto, pode acontecer dessas três camadas de membrana sofrerem uma perfuração, então, acontece o que chamamos de tímpano perfurado.
Normalmente, o tímpano cicatriza sozinho em algumas semanas. Em poucos casos, pode ser necessário o uso de medicação ou um procedimento de reparo do tecido.
O que causa a perfuração do tímpano?
O tímpano pode ser perfurado por sons altos, pela introdução de objeto no ouvido, por traumas (pancadas fortes), infecções de repetição ou mudanças rápidas de pressão, como em viagens de avião.
Geralmente, as crianças são mais propensas a ter o tímpano perfurado por otites recorrentes. Já os adultos, é mais comum que a perfuração ocorra por trauma. Para proteger o tímpano, é recomendável não colocar objetos no ouvido, principalmente cotonetes, e tratar adequadamente as otites.
Como saber se o tímpano está perfurado?
A confirmação de que o tímpano está perfurado só ocorre a partir do exame clínico feito pelo médico.
Sintomas
Os principais sintomas de tímpano perfurado são:
- Dor de ouvido aguda que desaparece rapidamente;
- Sensação de ouvido tampado com perda parcial da audição;
- Zumbido;
- Secreção com pus ou sangue (menos comum).
VÍDEO: Existem tipos de dor de ouvido?
Como recuperar o tímpano rompido?
O primeiro cuidado é evitar que entre água na orelha, porque pode dificultar a recuperação. Se o rompimento da membrana tiver sido causado por otite,é necessário tratá-la, o que normalmente é feito com o uso de antibióticos.
Se a causa for um trauma, o tímpano tende a se recuperar sozinho. Se isso não ocorrer, é necessário um procedimento cirúrgico simples (timpanoplastia), em que um pequeno enxerto é colocado sobre o furo na membrana. A recuperação é rápida e indolor.
Mergulhadores e viajantes
O tímpano pode ser rompido durante mergulhos quando há má equalização da pressão, ou seja, quando a descida em profundidade ocorre em uma velocidade inadequada. Essa agressão ao ouvido é chamada de barotrauma.
Em viagens de avião, a pressão pode ferir o tímpano se a pessoa estiver com inflamação no ouvido ou com o nariz muito congestionado. Por isso, quem teve recentemente o tímpano rompido deve consultar o médico antes de fazer uma viagem de avião.
Revisão técnica: João Roberto Resende Fernandes, médico do pronto atendimento e corpo clínico, preceptor da residência em Clínica Médica do Hospital Israelita Albert Einstein.
Comentários estão fechados.