4 alongamentos para idosos
Os exercícios de alongamento para idosos favorecem o bem-estar físico e emocional, além de aumentarem a flexibilidade dos músculos e articulações e melhorarem a circulação sanguínea e o equilíbrio.
Além dos alongamentos, é importante também praticar atividades físicas regularmente, como caminhada, dança ou hidroginástica, pois ajudam a melhorar o bem-estar, a disposição, o condicionamento físico e a força muscular.
No entanto, é importante praticar atividades físicas somente após a liberação do médico e sob a orientação do fisioterapeuta, ou profissional de educação física, para se obter todos os benefícios dos exercícios e evitar o surgimento de lesões.
1. Joelho no peito
Deitar no chão, ou sobre um tapete, com a barriga para cima, dobrar uma das pernas, levando-a em direção ao peito, e segurar em cima do joelho com cuidado. Manter nessa posição por 30 segundos enquanto respira. Após, repetir o exercício com a outra perna, mantendo na posição pelo mesmo tempo.
2. Esticar as pernas
Sentar no chão, ou sobre um tapete, com as pernas juntas e esticadas à frente do corpo. Esticar os braços e tentar encostar as mãos nos calcanhares. Deve-se esticar até sentir uma leve tensão na parte de trás das pernas
É recomendado permanecer nesta posição durante 30 segundos, respirando e, se possível, continuar tentando tocar os calcanhares durante esse tempo.
3. Alongamento lateral do tronco
Ficar de pé, abrir as pernas a uma largura um pouco maior que a quadril e manter o quadril estabilizado. Inclinar o corpo para um dos lados para alongar a musculatura da lateral do tronco, mantendo nessa posição por 20 segundos.
Após, inclinar o corpo para o outro lado e permanecer na mesma posição por 20 segundos. É importante sempre respirar durante todo o exercícios e movimentar apenas o tronco, deixando o quadril estabilizado.
4. Alongamento dos ombros
Sentar em uma cadeira firme ou ficar de pé. Levar o braço direito sobre o peito, puxando com o braço esquerdo e manter nessa posição por 20 segundos. Repetir o alongamento com o outro braço. Durante esse alongamento deve-se sentir uma leve tensão nos músculos do ombro.
Veja, no vídeo a seguir, outros exercícios de alongamento para melhorar a circulação sanguínea, a mobilidade e o bem-estar:
Fonte: tuasaude.com
Comentários estão fechados.