Como meditar em casa
Pense no que você quer alcançar com a sua meditação.
As pessoas chegam à meditação por uma ampla gama de razões – seja para melhorar sua criatividade, ajudar a visualizar uma meta, acalmar suas conversas internas ou fazer uma conexão espiritual.
Se seu único objetivo é passar alguns minutos todos os dias em seu corpo sem se preocupar com tudo o que você tem que fazer, isso é motivo suficiente para meditar.
Tente não complicar demais suas razões para meditar. Em essência, a meditação é apenas relaxar e se recusar a ser pego em ansiedades cotidianas.
Encontre uma área livre de distrações. Especialmente quando você está apenas começando, é importante limpar seu ambiente de sensações de distração.
Desligue a TV e o rádio, feche as janelas contra os sons da rua e feche a porta para os colegas de quarto barulhentos.
Uma vela perfumada, um buquê de flores ou incenso pode ser um ótimo toque para melhorar sua experiência de meditação.
Escurecer ou apagar as luzes para ajudá-lo a se concentrar.
Use uma almofada de meditação. Almofadas de meditação também são conhecidas como zafus. Um zafu é uma almofada circular para você sentar no chão enquanto medita. Como não tem encosto, ajuda você não cair para trás e perder o foco. Se você não tiver um zafu, qualquer travesseiro velho ou almofada servirá para evitar que você fique dolorido durante a sessão com as pernas cruzadas.
Se você achar que sentar sem uma cadeira dói às costas, sinta-se à vontade para usar uma cadeira. Tente estar presente em seu corpo e manter as costas retas durante o tempo que for confortável, depois se recoste até sentir que pode fazê-lo novamente.
Use roupas confortáveis Você não quer que nada o tire do seu pensamento meditativo, portanto, evite roupas restritivas que possam ser usadas em você, como jeans ou calças apertadas.
Pense no que você pode usar para se exercitar ou dormir – esses tipos de roupas soltas e respiráveis são sua melhor aposta.
Escolha um momento em que você esteja confortável. Quando você estiver mais familiarizado com a meditação, poderá usá-la para acalmá-lo quando estiver ansioso ou sobrecarregado.
Mas se você é um iniciante, pode achar difícil se concentrar no começo, se não estiver no estado de espírito certo. Quando estiver começando, medite quando já estiver descontraído – talvez no início da manhã ou depois de ter passado pela escola ou pelo trabalho.
Remova todas as distrações que você possa imaginar antes de se sentar para meditar. Coma algo leve se estiver com fome, use o banheiro se precisar e assim por diante.
Tenha um temporizador à mão. Você quer garantir que pratique a meditação por tempo suficiente, mas também não quer interromper a concentração verificando o tempo. Defina um temporizador para o período de tempo que você deseja meditar – se 10 minutos ou uma hora. Seu telefone pode ter um cronômetro embutido, ou você pode encontrar muitos sites e aplicativos que irão cronometrar suas sessões para você.
Sente-se em sua almofada ou cadeira com as costas retas. A postura ereta ajuda você a se concentrar na respiração enquanto inspira e expira propositalmente. Se você estiver sentado em uma cadeira com as costas, tente não se inclinar para trás ou se inclinar. Fique o mais ereto possível.
Posicione as pernas da maneira que for mais confortável para você. Você pode estendê-las na sua frente ou cruzá-las se estiver usando uma almofada no chão. O mais importante é que sua postura permaneça reta.
Não se preocupe com o que fazer com as mãos. Na mídia, muitas vezes vemos pessoas de mãos atadas ao meditarem, mas, se isso não for confortável para você, não se preocupe com isso. Você pode dobrá-los no colo, deixá-los pendurados ao lado do corpo – o que permitir que você limpe a mente e se concentre na respiração.
Incline o queixo como se estivesse olhando para baixo. Não importa se seus olhos estão abertos ou fechados quando você medita, embora muitas pessoas achem mais fáceis bloquear as distrações visuais com os olhos fechados. De qualquer forma, inclinar a cabeça como se estivesse olhando para baixo ajuda a abrir o peito e facilitar a respiração.
Defina seu temporizador. Quando estiver em uma posição confortável e pronta para começar, defina seu cronômetro para o tempo que você gostaria de meditar. Não sinta qualquer pressão para atingir um estado transcendental de uma hora durante sua primeira semana. Comece pequeno com sessões de 3 a 5 minutos e trabalhe até meia hora, ou até mais, se quiser.
Mantenha a boca fechada enquanto respira. Você deve inspirar e expirar pelo nariz ao meditar. No entanto, certifique-se de que seus músculos da mandíbula estejam relaxados, mesmo que sua boca esteja fechada. Não cerre as mandíbulas ou triture os dentes; simplesmente relaxe.
Concentre-se na sua respiração. É disso que é a meditação. Em vez de tentar não pensar nas coisas que podem estressá-lo no dia-a-dia, dê a si mesmo algo de positivo para focar: sua respiração.
Focalizando toda a sua concentração em suas inalações e exalações, você descobrirá que todos os outros pensamentos do mundo exterior desaparecerão por conta própria, sem que você precise se preocupar em ignorá-los.
Concentre-se em sua respiração da maneira que for mais confortável para você. Algumas pessoas gostam de se concentrar em como os pulmões se expandem e se contraem, enquanto outros gostam de pensar em como o ar passa pelo nariz quando respiram.
Você pode até se concentrar no som da sua respiração. Apenas traga a si mesmo para um estado de espírito onde você está focado apenas em algum aspecto de sua respiração.
Observe sua respiração, mas não a analise. O objetivo é estar presente dentro de cada respiração, não ser capaz de descrevê-lo. Não se preocupe em lembrar o que você está sentindo ou em explicar a experiência mais tarde. Apenas experimente cada respiração no momento. Quando passar, experimente a próxima respiração. Tente não pensar na respiração com a sua mente – apenas experimente através dos seus sentidos.
Volte sua atenção para sua respiração se ela vagar. Mesmo que já tenha muita experiência com a meditação, descobrirá que seus pensamentos podem vagar.
Você começará a pensar em trabalho, contas ou tarefas que precisa executar mais tarde. Sempre que você perceber que o mundo exterior está se aproximando, não entre em pânico e tente ignorá-los.
Em vez disso, gentilmente empurre seu foco de volta para a sensação de sua respiração em seu corpo, e deixe que outros pensamentos saiam novamente. Tente contar suas respirações se estiver tendo problemas para refocar sua atenção.
Não seja muito duro consigo mesmo. Aceite que o foco será difícil para você quando estiver começando. Não se repreenda – todos os iniciantes experimentam a tagarelice interior.
De fato, alguns diriam que esse retorno contínuo ao momento presente é a “prática” da meditação. Além disso, não espere que sua prática de meditação mude sua vida durante a noite. Continue voltando à meditação todos os dias por pelo menos alguns minutos, prolongando suas sessões quando possível.
Fonte: Medic Mobile
O post Como meditar em casa apareceu primeiro em Portal Meditar.
Fonte: portalmeditar.com.br
Comentários estão fechados.