Vida Plena com Saude

Alimentos orgânicos Vs alimentos cultivados localmente


Ao contrário dos padrões orgânicos, não há uma definição específica para “alimento local”. Pode ser cultivado em sua comunidade local, seu estado, sua região ou seu país. Durante grandes partes do ano, geralmente é possível encontrar alimentos cultivados perto de casa em lugares como o mercado de um fazendeiro (feira de rua).

Os benefícios dos alimentos cultivados localmente

Financeiro: O dinheiro fica dentro da economia local. Mais dinheiro vai diretamente para o agricultor, em vez de coisas como marketing e distribuição.

Transporte: Nos EUA, por exemplo, a distância média percorrida pela refeição da fazenda até o prato de jantar é de mais de 1.500 milhas. O produto deve ser colhido enquanto ainda não maduro e, em seguida, gaseado para “amadurecê-lo” após o transporte. Ou a comida é altamente processada em fábricas que usam conservantes, irradiação e outros meios para mantê-la estável para o transporte.

Frescura: A comida local é colhida quando madura e, portanto, mais fresca e cheia de sabor.

Pequenos agricultores locais costumam usar métodos orgânicos, mas às vezes não podem se tornar orgânicos certificados. Visite o mercado de um fazendeiro e converse com os agricultores para descobrir quais métodos eles usam.

Alimentos-organicos

Compreender os OGM

O debate em curso sobre os efeitos dos OGMs na saúde e no meio ambiente é controverso. Na maioria dos casos, os OGMs são projetados para tornar as culturas alimentares resistentes a herbicidas e / ou para produzir um inseticida. Por exemplo, grande parte do milho doce consumido nos E.U.A. é geneticamente modificado para ser resistente ao herbicida Roundup e para produzir o seu próprio inseticida, Bt Toxin.

Os OGM também são comumente encontrados em culturas dos EUA, como soja, alfafa, abóbora, abobrinha, mamão e canola, e estão presentes em muitos cereais matinais e em grande parte dos alimentos processados ​​que comemos. Se os ingredientes em um pacote incluem xarope de milho ou lecitina de soja, é provável que contenha OGMs.

OGM e Pesticidas

O uso de herbicidas tóxicos como o Roundup (glifosato) aumentou 15 vezes desde a introdução dos OGMs. Embora a Organização Mundial de Saúde tenha anunciado que o glifosato é “provavelmente carcinogênico para humanos”, ainda há alguma controvérsia sobre o nível de riscos para a saúde causados ​​pelo uso de pesticidas.

Alimentos-organicos

Quais são os possíveis riscos dos pesticidas?

A maioria de nós tem um acúmulo acumulado de exposição a pesticidas em nossos corpos devido a vários anos de exposição. Esse “fardo corporal” químico, como é medicamente conhecido, pode levar a problemas de saúde, como dores de cabeça, defeitos congênitos e tensão no sistema imunológico enfraquecido.

Alguns estudos indicaram que o uso de pesticidas, mesmo em doses baixas, pode aumentar o risco de certos tipos de câncer, como leucemia, linfoma, tumores cerebrais, câncer de mama e câncer de próstata.

Crianças e fetos são mais vulneráveis ​​à exposição a pesticidas porque seus sistemas imunológicos, corpos e cérebros ainda estão se desenvolvendo. A exposição a uma idade precoce pode causar atrasos no desenvolvimento, distúrbios comportamentais, autismo, danos ao sistema imunológico e disfunção motora.

Alimentos-organicos

As mulheres grávidas são mais vulneráveis ​​devido aos pesticidas de estresse adicionados em seus órgãos já tributados. Além disso, os pesticidas podem ser passados ​​de mãe para filho no útero, bem como através do leite materno.

O uso generalizado de pesticidas também levou ao surgimento de “super ervas daninhas” e “super insetos”, que só podem ser mortos com venenos extremamente tóxicos como o ácido 2,4-diclorofenoxiacético (um dos principais ingredientes do agente laranja).

O post Alimentos orgânicos Vs alimentos cultivados localmente apareceu primeiro em Portal Meditar.



Fonte: portalmeditar.com.br

Comentários estão fechados.