O que é arte meditativa?
O que é arte meditativa?
Aprender a usar o nosso dom pessoal criativo de uma forma positiva e meditativa é uma experiência bonita e gratificante que suporta qualquer estilo de vida harmonioso. Nossos retiros de Arte Meditativa são uma oportunidade para aprender como alcançar um estado meditativo ao expressar criatividade.
A Arte Meditativa tem sido tradicionalmente uma parte natural e integrante dos caminhos espirituais; não é um novo conceito de era moderna.
Uma questão de atitude
No processo de criação, duas atitudes completamente diferentes podem estar presentes. A diferença entre os dois será expressa não apenas na experiência do artista, mas também na própria obra-prima.
Uma abordagem é baseada no ego, onde o sentido de “eu” é colocado firmemente no centro. O eu está se expressando: eu crio, sou o artista, estou me curando através do meu trabalho de arte, etc.
Na segunda abordagem, o senso comum de “eu” se move para o lado ou desaparece; o que resta é um vaso oco através do qual algo maior ou maior pode ser expresso. Para um crente, isso pode ser Deus ou o nosso Eu Divino, pois os naturalistas podem ser a natureza, ou a essência da fonte de diferentes cores e formas, que desejam ser expressas. Nesse processo, o artista é humilde e receptivo.
Conectar-se ao nosso eu superior é o foco das aulas de Arte Meditativa – tornando-nos disponíveis para aquilo que é perfeito para ser apresentado.
Arte Meditativa é uma prática espiritual no processo de criação
Quer se viva num belo ambiente natural ou em um ambiente barulhento e estressante, é uma necessidade humana fundamental e deseja criar. Em um entorno natural e harmonioso, a pessoa sente-se como se fosse puxada para se juntar e celebrar essa beleza, enquanto em uma vida estressante da cidade pode-se encontrar a paz em se expressar e talvez até refúgio temporário de influências negativas.
Podemos usar essa necessidade normal e elementar de muitas maneiras: para “exagerar” nosso passado, expressar nossas frustrações ou alegria, compreender nosso próprio – nossos medos e “lado escuro” ou nossas esperanças e sonhos. Também podemos usar esse espaço para nos conectarmos com harmonia e beleza, para colorir e modelar, utilizando o desejo natural de criar para apoiar o crescimento espiritual.
Aprendizado e experiência A Arte Meditativa pode ser complementar a outras práticas espirituais, como Yoga, Tai Chi e meditação. Essas combinações têm sido tradicionalmente triviais em muitos caminhos espirituais diferentes, à medida que as práticas se apoiam mutuamente e combinam lindamente. Alguns dos exemplos mais conhecidos do oriente são: caligrafia chinesa, mandalas e mantras indianas, esculturas e desenhos tibetanos, poesia zen e dança sufi. Embora essas expressões da Arte Meditativa sejam significativamente diferentes umas das outras, todas elas servem como práticas espirituais, o que faz de cada uma delas parte integrante da religião ou caminho de onde vieram.
O post O que é arte meditativa? apareceu primeiro em Portal Meditar.
Fonte: portalmeditar.com.br
Comentários estão fechados.