Artrite e artrose: conheça suas diferenças!
7 minutos para ler
É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre artrite e artrose. Os nomes são parecidos, o que pode gerar confusão. Será que são a mesma coisa?
A resposta é: não! Artrite e artrose são nomes distintos para problemas que também são diferentes entre si. Cada um tem as próprias características, e há diferenças, também no tratamento.
Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.
O que é artrite?
Começaremos o conteúdo falando sobre a artrite. Como o nome já indica — graças ao “ite” no final da palavra — temos, aqui, uma inflamação. Mas do quê? Das articulações, é claro.
Conhecidas popularmente como “juntas”, as articulações podem ficar inflamadas por diversos motivos.
É mais comum que as articulações afetadas sejam as das mãos, embora todo o corpo possa sofrer com a artrite. Além disso, o grupo mais comumente afetado é o das mulheres, especialmente após os 40 anos. Pessoas com sobrepeso também estão no grupo de risco.
Sintomas
O principal sintoma da artrite é a dor na articulação afetada. Ela costuma ser bem forte, sendo acompanhada de “pontadas” ou da sensação de queimação no local. A área também costuma ficar inchada e vermelha.
Por conta disso, é difícil que a pessoa realize movimentos, perdendo a força na articulação. Deformidades também podem estar presentes, fazendo com que a mão, por exemplo, fique em uma posição incomum.
Tratamento
O tratamento instaurado vai depender muito da gravidade do caso, do estado geral de saúde do paciente e de vários outros fatores que podem ser levados em consideração. O primeiro deles é o uso de medicamentos, que podem ser analgésicos, anti-inflamatórios ou até mesmo corticoides.
Além disso, outras estratégias também podem ser aplicadas, como é o caso da realização de fisioterapias ou acupuntura, a fim de otimizar a flexibilidade, reduzir a inflamação e devolver a movimentação à articulação afetada.
O que é artrose?
Agora, é hora de falarmos sobre a artrose! Já começamos com uma informação importante: aqui, temos sim um tipo de artrite. Ou seja: toda artrose é artrite, mas nem toda artrite é artrose. Deu para entender?
A característica das artroses é que elas denominam o desgaste de cartilagens, que costumam preencher o espaço entre duas articulações e diminuir o impacto entre elas. Quando há o desgaste, elas ficam “batendo”, o que gera a inflamação.
Sintomas
Também conhecida como osteoartrite, por conta dos motivos que mencionamos acima, a artrose tem sintomas muito semelhantes aos vistos acima. Eles incluem:
- dores nas articulações;
- inchaço;
- vermelhidão;
- dificuldade de movimentação;
- rangidos ao mexer a articulação, entre outros.
Nesse caso, uma das áreas mais afetadas é o joelho. Mas esse problema pode afetar qualquer articulação do corpo!
Tratamento
Infelizmente, não há uma cura para a artrose. No entanto, ela pode ser tratada para que o paciente recupere a sua qualidade de vida e possa viver mais tranquilamente. Além disso, a progressão do problema pode ser interrompido ou minimizado a partir do tratamento adequado.
Além do uso de medicações, como no caso da artrite, podemos mencionar detalhes como a mudança de hábitos. A prática de fisioterapia e acupuntura, além de atividades físicas diversas, também é responsável por minimizar essa situação e controlar a dor.
Quais são as diferenças entre artrite e artrose?
Como vimos, ambas doenças têm praticamente os mesmos sintomas. É comum, por exemplo, termos casos de artrite e artrose nas mãos, assim como em outras regiões do corpo e com manifestações bem parecidas.
Além disso, o tratamento de artrite e artrose é conduzido de maneira bastante parecida entre os dois casos. Afinal, qual é a diferença entre os problemas? Será que existe alguma?
A resposta é sim! Ao longo do conteúdo, já demos uma dica bem importante. A principal diferença entre artrite e artrose está nas causas. A artrite pode ser gerada por uma infinidade de razões, até mesmo por conta de um ataque do próprio corpo contra ele mesmo (doença autoimune).
No caso da artrose, no entanto, a origem do problema é mais específica. Aqui, há um desgaste das cartilagens (que pode acontecer por várias razões), levando à inflamação graças à perda de proteção da articulação.
Conseguimos prevenir a artrite e a artrose?
De certa forma, sim. Ainda que muitas vezes seja impossível fazer essa prevenção, é possível minimizar os riscos a partir da manutenção de um peso saudável.
O motivo para isso é a sobrecarga das articulações quando há um aumento do peso corporal, gerando inflamação de maneira crônica e prejudicando a qualidade de vida do paciente. Ou seja: fique de olho e evite essas doenças ortopédicas!
Como é feito o diagnóstico desses problemas?
É provável que você esteja se perguntando qual exame detecta artrite e artrose, certo? Bom, não há uma resposta única, mas sim um conjunto de estratégias que são aplicadas para chegarmos até uma resposta.
O diagnóstico da artrite e artrose é praticamente único, sendo conduzido de uma mesma forma para ambos os casos. Ele deve ser feito por um profissional especializado e considerar o resultado de vários exames, a fim de eliminar causas que podem ter sintomas parecidos com os desses problemas.
Dentre os exames que são solicitados, temos desde testes de imagem — como o raio-x, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética — até outros exames, como hemogramas e dosagens de ácido úrico no sangue.
Qual médico trata artrite e artrose?
Esse tipo de problema pode ser tratado e diagnosticado por dois profissionais: o reumatologista e o ortopedista. Muitas vezes, ambos chegam até mesmo a trabalhar juntos, a fim de bolar estratégias que podem ser úteis para cada caso.
Por conta disso, não deixe de consultar especialistas para conduzir o seu tratamento caso apresente sintomas de artrite e artrose, tudo bem?
Aqui no Hospital Israelita Albert Einstein, por exemplo, você tem acesso a todos esses profissionais, podendo usufruir da integração da nossa equipe, que discute os casos de maneira colaborativa e traz, assim, tratamentos bem mais completos para o seu caso.
Já deu para perceber que artrite e artrose são problemas bem comuns. No entanto, eles têm causas e características diferentes, o que também faz com que o seu tratamento possa mudar em alguns casos.
Agora que você já conhece essas informações, porque não compartilhá-las com os seus amigos e conhecidos? Faça o compartilhamento em suas redes sociais para que eles também conheçam as diferenças entre artrite e artrose e possam, assim, advogar melhor pela própria saúde. Até mais!
Revisão técnica: Alexandre R. Marra, pesquisador do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE).
Comentários estão fechados.