Resfriado é a doença viral mais comum em todas as idades |
3 minutos para ler
O resfriado comum é uma infecção causada por uma grande variedade de vírus, sendo o rinovírus o mais comum. Essa condição acomete pessoas de qualquer idade e gênero, e pode ter relação com a chegada de dias frios e amenos, devido ao fato de que, durante o inverno, as pessoas passam mais tempo em locais fechados e sem circulação de ar, o que facilita a transmissão do vírus.
Nos Estados Unidos, segundo os dados do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), os adultos têm de dois a três resfriados por ano e as crianças, ainda mais. Inclusive, apesar de muita gente confundir, o resfriado não é a mesma coisa que a gripe.
Isso porque, no primeiro caso, os principais sintomas costumam ser todos relacionados à região do nariz, enquanto a gripe, causada pelo vírus Influenza, também pode vir acompanhada de febre e evoluir para pneumonia, otite e sinusite.
Quais são as principais causas de resfriado?
É uma doença infecciosa provocada por mais de 200 tipos conhecidos de vírus. O mais comum é o rinovírus. Outros são o adenovírus e o parainfluenza.
Quais são os principais sintomas de resfriado?
O resfriado reúne mais de um sintoma. Tudo começa com forte coceira na região do nariz ou irritação na garganta; depois, aparecem o congestionamento nasal, espirros, tosses, dores musculares ou na cabeça, perda parcial ou total de paladar e olfato e pressão nos ouvidos.
Segundo o Ministério da Saúde, a “congestão nasal também é comum nos resfriados, porém, ao contrário da gripe, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre ou manifesta apenas febre baixa.”
Para saber se você está resfriado, é importante consultar um médico assim que sentir os primeiros sintomas. O especialista poderá fazer perguntas em uma análise clínica ou pedir exames de sangue e radiografia para concluir que se trata da doença — e descartar outras condições.
Tratamento para resfriados
De modo geral, um resfriado dura de sete a dez dias. Porém, é possível tomar alguns cuidados para uma melhor recuperação, como manter-se hidratado, dormir oito horas por noite e seguir uma alimentação leve. O médico pode prescrever alguns medicamentos para aliviar os sintomas mais incômodos: por exemplo, para as dores musculares, analgésicos.
Evite comprar medicamentos como antigripais e antitérmicos sem consultar um profissional de saúde. Nenhum deles é capaz de acabar com o vírus causador do resfriado, apenas podem ajudar em determinados sintomas. O autodiagnostico pode trazer consequências para toda a vida. Por fim, diferentemente da gripe, para os resfriados ainda não há vacinas que sejam capazes de evitá-los.
Revisão Técnica: Luiz Antônio Vasconcelos, especialista em Clínica Médica, Medicina Interna, Cardiologia e Ecocardiografia. É cardiologista e clínico das unidades de pronto atendimento e do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Comentários estão fechados.