Vida Plena com Saude

Yoga, intervenção eficaz para o Tratamento da Depressão


YOGA

Yoga tem sido usado para resolver uma variedade de problemas de saúde, incluindo a saúde mental. Uma revisão sistemática de evidências12 e dois estudos subseqüentes13,14 mostraram que o yoga é uma intervenção eficaz para o tratamento da depressão. Os achados foram baseados em um pequeno número de estudos com fraquezas metodológicas significativas, incluindo curta duração do tratamento, pequeno número de participantes e variabilidade nas intervenções e gravidade da depressão. A maioria dos participantes era jovem e relativamente em forma, levantando questões sobre generalização. O relato de efeitos adversos foi limitado, mas não foram identificados problemas de segurança ou efeitos adversos. A Tabela 2 descreve a evidência geral de eficácia do yoga para o tratamento da depressão.

Yoga intervenção eficaz para o Tratamento da Depressão 4 1024x500

TAI CHI E QIGONG

O tai chi e o qigong originaram-se na China e são artes marciais internas que consistem em movimentos lentos e deliberados, respiração relaxada e foco mental profundo. A quantidade limitada de literatura sugere que o tai chi e o qigong são eficazes na redução dos sintomas de depressão, pelo menos a curto prazo20,21. Os efeitos positivos podem estar parcialmente relacionados ao apoio social da prática em formato de grupo. Um estudo centrou-se no qigong para o tratamento da ansiedade e depressão numa clínica

Uma revisão Cochrane de 2006 sobre abordagens de meditação para o tratamento de transtornos de ansiedade encontrou apenas dois. Um deles comparou a meditação transcendental ao bio feedback eletromiográfico e à terapia de relaxamento. O outro comparou a meditação consciente com uma forma de Yoga. As taxas de abandono foram altas em ambos os estudos, e também não foram de alta qualidade. Estudos de meditação não permitiram tirar conclusões sobre sua eficácia no tratamento de transtornos de ansiedade.

Yoga intervenção eficaz para o Tratamento da Depressão 2 1024x500


Contra-indicações

Os programas de exercícios devem ser adaptados às necessidades individuais, levando em consideração a idade e o estado de saúde de cada paciente. Se um paciente tem um problema cardiovascular conhecido ou está em risco aumentado, o teste de exercício deve ser realizado seletivamente, a critério do médico. Práticas físicas de Yoga podem variar de suave a vigorosa. Os médicos devem ter clareza sobre quais tipos de práticas de Yoga seriam apropriadas com relação às limitações físicas de cada paciente, e os pacientes devem procurar instrutores adequadamente treinados. Quando um método apropriado, a intensidade e a duração da atividade são escolhidos, a ioga e o exercício podem ser acessíveis a quase todos. O Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa pode servir como um recurso para médicos e pacientes com informações sobre Yoga , meditação.

Yoga intervenção eficaz para o Tratamento da Depressão 3 1024x500

Meditação, tai chi e qigong não têm indicações claras de eficácia no tratamento da depressão ou ansiedade. Exercício e ioga, por outro lado, têm vários estudos demonstrando sua eficácia, que às vezes é comparável aos tratamentos convencionais e consistentemente superior ao placebo. Exercício e Yoga são testados como alternativas às abordagens padrão de tratamento farmacológico e psicoterapêutico, e mostram dados limitados, mas positivos, como tratamentos complementares em combinação com essas abordagens de tratamento padrão.
Os autores mostram todas as informações do autor.

SY ATEZAZ SAEED, MD, é professor e presidente do Departamento de Medicina Psiquiátrica na Escola de Medicina Brody na Universidade East Carolina, Greenville, N.C., e Chefe de Psiquiatria no Pitt Memorial Hospital, Greenville, N.C ….





Source link

Comentários estão fechados.